Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Acontecimentos do ano de 1182

Julião Pais é nomeado chanceler-mor do Reino
  • Julião Pais foi nomeado chanceler-mor do reino em 1182 em substituição de Pedro Feijão e após uma vacatura de cerca de 2 anos a que não será estranha a derrota de Arganal. Coincidindo por essa data a doação a Julião Peres do lugar de Ceira.

  • Este chanceler, iria estender a sua influência e o seu cargo ao longo de 3 reinados, pois só viria falecer em 1215. Foi pai do primeiro cardeal português de nome Egídio.
  • A sua nomeação e a longevidade, que obviamente ninguém poderia prever, constituiu o primeiro passo para a consolidação de organização administrativa do país.
  • Era ao chanceler-mor que estava confiado o selo real com que eram autenticados os diplomas régios. As suas funções eram amplas e incluíam o controlo dos diversos funcionários espalhados pelo País. Pode comparar-se ao que hoje em dia consideraríamos um primeiro-ministro.
  • O título de Mestre atribuído a Julião Pais reconhece grande sabedoria e vastos conhecimentos jurídicos, que dele fizeram pois, um dos responsáveis consolidação do reino português.
  • Faleceu em 1215 e está sepultado da Sé de Coimbra
Nascimento de D.Constança Sanches 3º filho de D.Sancho I

Nascida em Maio deste ano nasce o terceiro filho de D.Dulce, da qual não existem mais notícias, apenas a dúvida se terá morrido 4 anos mais tarde. não voltando a ser referenciada pela chacelaria do rei seu pau


Sem comentários: