Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Acontecimentos no ano de 1162

  • Início da construção da Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha é um magnífico exemplar românico em Portugal, sendo a única no país que conserva o essencial da sua traça. A primeira pedra deste templo românico foi lançada em 1162.

O interior é sóbrio e pouco iluminado e contém um admirável núcleo de capitéis românicos.

Contém duas obras de João de Ruão, a Porta Especiosa e o retábulo da capela do Sacramento. Destaca-se o retábulo de Olivier de Gand.

O claustro é uma das primeiras obras góticas do país. É um local com algum simbolismo estudantil, visto que a serenata onde se canta o Fado de Coimbra durante a Queima das Fitas se realiza aqui.

  • Morte de São Teotónio prior do mosteiro de Santa Cruz

Ao longo da sua vida, São Teotónio desempenhou o papel de colaborador espiritual de D. Afonso Henriques. Diz a sua biografia que o Rei, quando soube da sua morte, teria dito: «antes estará a sua alma no céu do que o corpo no sepulcro».

A data da morte de São Teotónio em 18 de Fevereiro de 1162 merece actualmente o consenso generalizado de todos os historiadores.

Poderá assim parecer ocioso deter-mo-nos na análise dos elementos de prova. Penso, contudo, que merece a pena fazer esse percurso, pois, embora o último documento de que dispomos do prior Teotónio seja de 1162, isso, só por si, não nos permite concluir com segurança que não tenha vivido para além dessa data.

Fonte: Medievalista

Sem comentários: