Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 2 de abril de 2011

Acontecimentos no ano de 1157


  • Nascimento de D.Sancha última filha lgítima
Nos primeiros dias de Novembro de 1157 terá nascido o ultimos dos 7 filhos de D.Afonso Henriques do seu casamento com D.Mafalda.

D.Sancha terá vivido apenas 10 anos e como era habitual na época terá sido criada pro Teresa Afonso a viúva de Egas Moniz de Riba Douro, pois foi nesta casa que foram criados e educados alguns dos filhos de D.Afonso Henriques, para mais neste caso de orfandade tal deve ter acontecido


  • Morte de D.Mafalda
No dia 3 de Novembro terá falecido em Coimbra com cerca de 32 anos a rainha D.Mafalda, em sequência de problemas ocorridas durante o parto do seu 7ºfilho D.Sancha. Foi sepultada na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, junto do marido, que lhe sobreviveu mais 27 anos.

D.Mafalda deixou orfãos 6 filhos com idades compreendidas entre os 9 anos da filha Urraca e os poucos dias da recém nascida Sancha.

Na documentação régia encontram-se poucas referências ao papel de Mafalda como rainha, mas em dois documentos aparece como outorgante e em abas as situações relacionada com a ordem de Cluny que evidenciaria uma especial devoção aos cluniacenses, Num dels em 1146 refere a doação do Mosteiro do Vimieiro e outro em data incerta o Mosteiro de S.Pedro de Rates.

São lhe atribuidas muitas fundações de piedade e penitência como o Mosteiro de Santa Marinha da Costa (na foto) em Guimarães (possivelmente em 1154,) e o hospital de Marco de Canavezes.

É lhe atribuída também a iniciativa da construção de uma ponte sobre o rio Tâmega e outra sobre o Douro em Mesão Frio.

O testamento da rainha refere que as suas obras sao feitas em prol da sua alma da do rei e dos reis e rainhs que lhes seguissem, que revelava o medo que na época o Juízo Final infundia pela possibilidade da morte em pecado, que procuravam redimir-se como doações em testamento.

Sem comentários: